Blog Layout

Qual o papel da imobiliária na locação de imóveis comerciais?

out. 18, 2021

A locação de imóveis comerciais pode ser muito mais complexa do que parece. A imobiliária tem papel ativo na intermediação, gestão de conflitos, e na garantia de uma locação segura para o proprietário e para o inquilino.


O aluguel de imóveis exige conhecimentos muito específicos do proprietário. São ações de divulgação, negociação com interessados, gestão e preservação do imóvel, gestão fiscal, relacionamento com o inquilino, envio de boletos, reparos, despejo...


A lista de problemas que podem ocorrer é enorme. Por isso, o mais indicado é contar com profissionais experientes, que tragam a melhor solução possível para cada problema que venha acontecer com o imóvel ou inquilino.


Afinal, o seu patrimônio precisa ser uma fonte de renda positiva, e não motivo para dor de cabeça e preocupação.


Imagine você, que administra seus imóveis por conta, está em uma viagem de férias com a família. No meio da diversão, o inquilino liga avisando que quebrou um cano no banheiro do imóvel. Tanto em residenciais quanto em comerciais, essa situação não pode esperar.


Em imóveis comerciais isso é ainda mais crítico, pois se um problema impede o estabelecimento de funcionar normalmente - obrigando-o a ficar fechado - a receita da empresa é impactada imediatamente. Podendo refletir até na capacidade do inquilino em pagar o aluguel.


Você precisa pausar o seu descanso, deixar a família de lado e ir atrás de prestadores de serviço, agendamento de visita, cotação, comparar os melhores valores e mão de obra, e ainda acalmar o seu inquilino, que provavelmente vai estar muito irritado com a situação.


Esse é um dos motivos para contar com o auxílio de um terceiro. Nesta situação, você só receberia uma mensagem informando do problema, com os orçamentos prontos para apenas "bater o martelo".


A imobiliária faz todo o filtro entre o relacionamento proprietário / inquilino, encontra profissionais para resolver o problema, e só aciona os envolvidos para trazer as soluções. Dessa forma tanto você quanto o inquilino terão o problema minimizado ao máximo.


Mas antes de aprofundar este assunto, você sabe quais são as principais diferenças entre uma locação comercial e residencial?


Diferenças de uma locação comercial e residencial


Existem algumas diferenças importantes a serem descritas em um contrato de locação nestes dois casos. O principal motivo é que, em locações comerciais a lei prevê mais direitos ao inquilino, visando proteção empresarial. Já em locações residenciais a lei confere mais direitos ao proprietário, visando preservar seu patrimônio.


Por exemplo, o ponto comercial é muito importante para o empresário, que constrói uma clientela na região. Podendo inclusive construir a identidade da sua empresa ou marca em cima de questões regionais.


Para entender um pouco melhor como funciona e o que é um ponto comercial, leia nosso outro texto clicando aqui.


Vamos imaginar que o proprietário do imóvel decide que não quer mais renovar o contrato por qualquer motivo que seja. O empresário é completamente afetado, perdendo grande parte da sua clientela, ou até mesmo precisando reestruturar toda a identidade da sua empresa. Isso afetaria diretamente a sua condição social e econômica.


As imobiliárias têm um papel ativo para garantir que os inquilinos e os proprietários tenham uma boa experiência na locação. Fazendo com que os direitos das duas partes sejam assegurados, para que nem o locador e nem o locatário sejam lesados nas situações.



Veja tudo sobre a Lei do Inquilinato para imóveis comerciais.


Por fim, as duas principais diferenças são:


  • Renovação de contrato de aluguel

    Em imóveis residenciais, a Lei do Inquilinato não prevê nenhuma obrigação ao locador para renovar o contrato de aluguel, ele pode fazê-lo ou não - desde que de acordo com o previsto em contrato. 


    Já em imóveis comerciais, a Lei define que o inquilino sempre tem preferência de renovação, sendo que o contrato poderá ser renovado automaticamente pelo mesmo tempo anterior; além ainda de que, a retomada do imóvel sem causa justa ou consentimento do inquilino pode acarretar em custos ao locador, onde este será responsabilizado e deve ressarcir o inquilino por suas perdas. 


    Os pré-requisitos para renovação automática são:

    1. o contrato a renovar tenha sido celebrado por escrito e com prazo determinado;
    2. o prazo mínimo do contrato a renovar ou a soma dos prazos ininterruptos dos contratos escritos seja de cinco anos;
    3. o locatário esteja explorando seu comércio, no mesmo ramo, pelo prazo mínimo e ininterrupto de três anos.

    O proprietário só não é obrigado a renovar o contrato caso:

    • Seja obrigado pelo Poder Público a realizar obras;
    • Queira realizar modificações que aumentem o valor da propriedade. Caso isso não seja iniciado dentro de três meses, o proprietário deve indenizar o empresário, antigo inquilino;
    • Queira o imóvel para uso próprio, não podendo exercer o mesmo ramo de comércio que o inquilino;
    • Receba uma proposta de locação com valor mais alto. Nestes casos, o inquilino despejado tem direito de indenização.


    Leia também: Renovação de contrato de aluguel comercial: Guia rápido

  • Direito de preferência

    Na hipótese de venda do imóvel comercial, o inquilino atual tem total preferência na compra

    1. o proprietário deve informar o inquilino sobre a venda e o seu valor, e este terá até 30 dias para registrar o seu interesse ou não;
    2. caso o inquilino não expresse interesse no primeiro momento, e tempos depois haja alguma mudança no preço de venda, o inquilino volta a ter preferência e deve ser informado;
    3. o proprietário não pode negociar ou vender o imóvel sem o registro de oferta ao inquilino e recusa do mesmo, caso contrário, entende-se que a oferta não foi feita de acordo com a Lei do Inquilinato e o direito de preferência.

O que é importante em uma locação comercial?


Agora que você entendeu as duas principais diferenças da locação comercial e residencial, é importante entender que o que rege todo o processo é o contrato. Este documento é a peça mais importante de qualquer locação, além da regularização do imóvel.


Para assegurar que o seu patrimônio seja preservado; garantir os seus direitos; e principalmente, garantir que não hajam problemas futuros caso o inquilino vá atrás de seus direitos: você deve celebrar um contrato bem redigido no início do aluguel.


Veja aqui tudo o que é necessário em um contrato de locação comercial.


Além do contrato, outro ponto muito importante no processo de locação de um imóvel comercial é a sua regularização. No registro do imóvel, por exemplo, deve estar descrito que este é utilizado para fins comerciais, e quais atividades podem ser executadas no local.


A imobiliária tem papel ativo em todos esses processos, garantindo que não ocorram erros ou problemas futuros. Mas caso você faça um contrato de locação sem o intermédio deste terceiro, alertamos pela importância para registrar o contrato em cartório.


Leia também: Garantias no contrato de locação: Veja a melhor opção para você


Qual o papel da imobiliária na locação de imóveis comerciais?


Proporcionar segurança na locação de imóveis, e trazer comodidade ao locador e ao locatário. Estas empresas devem agir segundo as regulamentações do CRECI, que dita a ética da atuação, fazendo com que os beneficiários (inquilino e proprietário) tenham processos justos e seguros.


Ao contratar uma imobiliária, você pode contar principalmente com os serviços de:

  1. Divulgação dos imóveis;
  2. Visitação;
  3. Negociação;
  4. Elaboração do contrato;
  5. Vistorias;
  6. Análises;
  7. Controle financeiro, com envio de boletos, recebimentos e cobranças, e repasses do valor;
  8. Atendimento e consultoria ao longo do contrato com a imobiliária;
  9. Renovação e rescisão de contratos.


O mais relevante papel da imobiliária em locações comerciais se dá no atendimento e manutenção do relacionamento com o inquilino. Para muitos proprietários, realizar ações constantes de comunicação, envio de boletos, recebimentos e cobranças é muito desgastante.


Ao contar com uma imobiliária você não precisa se preocupar com isso, pois esta fica responsável por fazer o repasse e atender o seu cliente com eficiência.


Principalmente quando se tratam de locações comerciais este assunto é mais crítico. Afinal, o contrato e a manutenção deste é mais detalhista e precisa de atenção. Sendo assim, com o apoio de uma imobiliária você garante que não terá problemas jurídicos.


Leia: 5 erros que atrapalham a locação de imóveis comerciais


Quais as vantagens de contar com uma imobiliária?


Tranquilidade, segurança, preservação e agilidade. A imobiliária conta com uma estrutura completa de profissionais em constante atualização no mercado imobiliário. Isso proporciona processos mais seguros e facilitados.


Nós vemos muitos problemas acontecendo em locações direto com o proprietário por falta de comunicação e informação. Esse tipo de problema acontece, pois nem o locador e nem o locatário tem experiência e conhecimento para gerenciar conflitos.


Redigir um contrato que cumpra com todas as exigências da lei, preservando os direitos e deveres das duas partes e especificando particularidades daquela locação é um processo imprescindível para garantir uma locação segura e saudável.  Ou, caso ocorra qualquer problema no imóvel, e o inquilino ou proprietário precisem de auxílio para garantir o cumprimento dos seus direitos.


Quando há um terceiro intermediando a situação, podemos evitar indisposições entre as duas partes. Já se o relacionamento é direto com o proprietário, quantas indisposições poderiam acontecer entre os envolvidos, por palavras ditas de forma errada ou sem pensar?


Aqui na Silveira, nós investimos em um desenvolvimento constante de nossos funcionários, com técnicas de comunicação não-violenta, para garantir o melhor relacionamento possível entre as partes.


A Silveira Imóveis


A nossa imobiliária surgiu a partir de uma grande necessidade. Nosso fundador - Álvaro Silveir - identificou uma falha nos serviços imobiliários de Brasília, que não ofereciam uma gestão completa para suas necessidades. No fim das contas, ele sempre acabava tendo preocupações, dores de cabeça e até pagando mais taxas que o necessário ou multas.


Álvaro chegou na cidade no ano de 69, logo no início do desenvolvimento da capital. Com o tempo, foi construindo o seu próprio patrimônio de imóveis comerciais, que atendia a demanda da rede de drogarias que comandava, a Drogaria Rosário.


Mas, conforme o patrimônio de imóveis foi crescendo, e ele percebeu que precisava de auxílio nesta gestão. O empresário migrou de uma imobiliária para outra, buscando por um serviço de qualidade. Concluindo por fim, que deixar seus imóveis com a gestão de terceiros não seria uma opção.


Álvaro resolveu então definir o seu próprio modelo de serviço imobiliário. E após o sucesso em administrar o seu próprio patrimônio, decidiu oferecer esse serviço ao mercado. Iniciando com imóveis de amigos e conhecidos, até chegar ao que hoje é a Silveira Imóveis, uma imobiliária completa e sólida pronta para atender os clientes mais exigentes.


Oferecemos ao mercado todos os seguintes serviços:

  • Divulgação dos imóveis disponíveis nas redes sociais e anúncios patrocinados;
  • Fotos dos imóveis feitas com fotógrafo profissional;
  • Publicidade nos principais portais imobiliários e destaque;
  • Assessoria Jurídica gratuita por meio de escritório especializado;
  • Departamento de Cobrança Ativo com técnicas de Comunicação Não Violenta;
  • Visita acompanhada dos interessados aos imóveis vagos;
  • Avaliação mercadológica de todos os imóveis para que a comercialização seja feita em valor justo;
  • Elaboração da DIMOB anual;
  • Informação mensal dos rendimentos aos proprietários para emissão do Carnê Leão;
  • Assessoria de reparos do imóvel com equipe própria e/ou indicação de outras com qualidade atestada;
  • Assinatura digital de todos os documentos e contratos.


Diferente do que é comum em outras empresas, oferecemos também auxilio na gestão fiscal e jurídica. E caso seja necessário, temos uma equipe completa, competente e experiente para atuar em cada situação.


Leia aqui sobre a Gestão fiscal de imóveis.


Conclusão


As imobiliárias têm papel importantíssimo em qualquer processo de locação de imóveis, sejam residenciais ou comerciais. O objetivo principal deve ser a gestão completa e eficiente dos imóveis, mediando conflitos e negociações para negócios proveitosos aos envolvidos.


A imobiliária também deve ter papel ativo na gestão fiscal e jurídica, afinal, anunciar e realizar o contrato de locação não são as únicas funções de uma gestão de imóveis.


O problema é que, a maioria das imobiliárias não abrange estas questões, deixando o proprietário dos imóveis no escuro quando o assunto é Receita Federal e Legislação


Por isso, nós da Silveira Imóveis, firmamos nossa solidez ano após ano com os serviços que oferecemos ao mercado. Abraçamos todas as necessidades do proprietário, apoiamos os clientes em processos difíceis e informamos todas as obrigações e deveres necessários, para que estes não tenham preocupações.


A maior vantagem em contar com os serviços da Silveira Imóveis de Brasília, é garantir a tranquilidade e segurança em todos os momentos da sua locação de imóveis. 


Está precisando disso? Entre em contato com a gente!

Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.


Entrar em contato

LEI DO INQUILINATO

Saiba tudo sobre a

 Lei do inquilinato

DONWLOAD

CATEGORIAS


POSTS RECENTES


como-fazer-uma-avaliacao-de-imoveis
Por Silveira Imóveis 29 abr., 2024
Descubra como realizar uma avaliação de imóveis em Brasília eficaz, considerando todos os fatores importantes para um valor justo e rentável.
o-que-fazer-no-pontao-do-lago-sul
Por Silveira Imóveis 22 abr., 2024
Descubra o que fazer no pontão do Lago Sul, um destino encantador à beira do Lago Paranoá com atividades e atrações imperdíveis.
onde-fica-a-cidade-de-aguas-claras
Por Silveira Imóveis 15 abr., 2024
Descubra onde fica a cidade de Águas Claras, suas características, o mercado imobiliário, a variedade de atrações e o comércio. Saiba tudo sobre uma das principais regiões do DF.
quanto-ganha-um-corretor-de-imoveis
Por Silveira Imóveis 08 abr., 2024
Descubra quanto ganha um corretor de imóveis. Entenda sobre valores e os fatores que influenciam nessa função e encontre a melhor opção para vender seu imóvel.
onde-anunciar-imoveis-em-brasilia
Por Silveira Imoveis 25 mar., 2024
Descubra as melhores estratégias para anunciar imóveis em Brasília e alcançar o sucesso na venda ou locação de propriedades.
como-fazer-uma-avaliacao-de-imoveis
Por Silveira Imóveis 29 abr., 2024
Descubra como realizar uma avaliação de imóveis em Brasília eficaz, considerando todos os fatores importantes para um valor justo e rentável.
o-que-fazer-no-pontao-do-lago-sul
Por Silveira Imóveis 22 abr., 2024
Descubra o que fazer no pontão do Lago Sul, um destino encantador à beira do Lago Paranoá com atividades e atrações imperdíveis.
onde-fica-a-cidade-de-aguas-claras
Por Silveira Imóveis 15 abr., 2024
Descubra onde fica a cidade de Águas Claras, suas características, o mercado imobiliário, a variedade de atrações e o comércio. Saiba tudo sobre uma das principais regiões do DF.
Mais posts
como-fazer-uma-avaliacao-de-imoveis
Por Silveira Imóveis 29 abr., 2024
Descubra como realizar uma avaliação de imóveis em Brasília eficaz, considerando todos os fatores importantes para um valor justo e rentável.
o-que-fazer-no-pontao-do-lago-sul
Por Silveira Imóveis 22 abr., 2024
Descubra o que fazer no pontão do Lago Sul, um destino encantador à beira do Lago Paranoá com atividades e atrações imperdíveis.
onde-fica-a-cidade-de-aguas-claras
Por Silveira Imóveis 15 abr., 2024
Descubra onde fica a cidade de Águas Claras, suas características, o mercado imobiliário, a variedade de atrações e o comércio. Saiba tudo sobre uma das principais regiões do DF.
Mais posts
Share by: