Blog Layout

Transporte público em Brasília: tudo o que você precisa saber!

Silveira Imóveis • fev. 27, 2023

A capital do Distrito Federal está longe de ser uma cidade em que as pessoas conseguem ir do ponto A ao ponto B a pé, também, não tem linhas de metrô por todo lado. Mas isso não quer dizer que o transporte público em Brasília seja ruim, pelo contrário, o transporte público atende muito bem às demandas. 


Locomover-se pode ser uma tarefa difícil para quem é morador novo de Brasília, pois independente da qualidade do transporte coletivo da capital, a cidade foi planejada com características que não são vistas em nenhuma outra cidade brasileira.


Esse aspecto único significa, na prática, que todas as organizações políticas essenciais estão no
Plano Piloto, que, de forma simples, compreende a região central de Brasília. Neste espaço, fazem parte as regiões Asa Norte, Asa Sul, Lago Norte, Lago Sul, Sudoeste e Noroeste


Conheça mais sobre as melhores regiões de Brasília para morar!


A capital do Brasil conta com 33
regiões administrativas ou cidades satélites, que se conectam ao território do Distrito Federal. Sendo assim, muitas pessoas vão dessas regiões para o plano piloto com objetivos de trabalho e estudo.


Para ajudar novos moradores, pessoas que pretendem morar no DF, e até auxiliar investidores que pensam em adquirir imóveis em Brasília como fonte de renda (aluguel e venda), iremos tratar de um assunto muito importante para moradores e locatários: o transporte público de Brasília!


Quais são os transportes públicos de Brasília? 

As formas de transporte público em Brasília hoje são:

  • Ônibus;
  • Metrô;
  • Táxi e carros de aplicativos (uber, 99, etc).


Como você viu, não há nada de excepcional se comparado a outras cidades e capitais do Brasil. Atualmente, Brasília conta com 32 trens do metrô, além de
2,8 mil ônibus, que percorrem 840 linhas e fazem 19.650 viagens todos os dias, segundo o Correio Braziliense


A vida dos usuários com o transporte público de Brasília (hoje, o
BRB Mobilidade, que unificou o processo de bilhetagem) está longe de ser mil maravilhas. Embora, em 2022, o Governo do Distrito Federal tenha feito uma estimativa de investimento de mais de R$ 1 bilhão. Os usuários desta modalidade de transporte ainda enfrentam algumas dificuldades comuns em qualquer capital do país. 


Quais são os transportes públicos das regiões administrativas do DF?

Como o Distrito Federal é extenso e contempla muitas regiões administrativas, foi criado um sistema de metrô para facilitar a locomoção de algumas cidades específicas até Brasília. 


Ou seja, além de ônibus, táxi e carros de aplicativos - que abrange o DF como um todo -, a população do Guará, Águas Claras, Taguatinga, Ceilândia e Samambaia conta com a facilidade e agilidade do metrô.


Segundo o Wikipédia, “O Metrô do Distrito Federal é um sistema metropolitano que opera em 6 regiões administrativas do DF. É composto atualmente por 2 linhas em operação, a Linha Verde e a Linha Laranja, que somam 24 estações e 42,38 km de extensão. O sistema entrou em operação no dia 17 de agosto de 1998, com o início da operação experimental de um trecho de cerca de 22,5 km.”


Aqui você encontra um levantamento completo feito em 2015, com todas as informações referente à mobilidade urbana do Distrito Federal. 


Agora, sobre os ônibus alimentadores, o bairro Paranoá por exemplo está em constante desenvolvimento, o que resulta na necessidade de mais transporte coletivo circulando na região. Com o intuito de ajudar esta região e outras, o Governo do Distrito Federal criou trajetos novos que buscam reduzir a lentidão de espera dos ônibus.


Atualmente (depois do investimento do Governo do Distrito Federal), a região do Paranoá conta com dois ônibus que partem da Rodoviária do Plano Piloto até o condomínio Paranoá Parque.


Ou seja, há projetos e investimentos constantes que visam a facilidade de locomoção pública para auxiliar a população que trabalha no Plano Piloto. Além ainda do incentivo ao uso de transporte coletivo, com o objetivo de diminuir o trânsito causado pela alta demanda de transporte particular.


Como influencia para moradores e para investidores do mercado imobiliário?

Primeiro, para os moradores, a evolução do transporte público e facilidade na locomoção impacta diretamente na rotina pessoal e familiar. Para ir ao trabalho, para que os filhos vão à escola, e para receber serviços (como limpeza residencial) também tem sua influência, pois muitos prestadores de serviço não têm veículo próprio.


Assim como é uma facilidade para moradores, o transporte público em fácil acesso e de qualidade impacta no potencial de locação do imóvel, refletindo diretamente no proprietário que aluga seu patrimônio como fonte de renda.


Em média, 60% dos moradores do Distrito Federal usam o transporte público para se locomover, de acordo com uma pesquisa feita pela Universidade de Brasília (UnB)


A pesquisa também aponta que a escolha de casas para compra e aluguel depende, sem dúvida, em grande parte do sistema de transporte público da região. Isso significa que os imóveis próximos ao transporte coletivo, como metrôs, ônibus e até ciclovias, tendem a ter mais procura e, consequentemente, valem mais.


A valorização natural dos imóveis no entorno das estações de metrô e de ônibus é um ponto muito atrativo para investidores do mercado imobiliário. O potencial de locação e a valorização no preço do aluguel são quesitos decisivos. 


Outro ponto a ser analisado pelos investidores, é o potencial de locação para imóveis alugados por aplicativo ou por temporada. Os locatários que passam poucos dias na cidade usam como critério de escolha a facilidade de locomoção, e as comodidades comerciais próximas à casa ou apartamento.


Veja mais: Brasília está em 3º lugar no ranking do turismo para estrangeiros


Quais os tipos de cartões do transporte público de Brasília?

Os cartões BRB Mobilidade vêm em 6 tipos voltados para públicos diferentes, cada um com uma gravura que celebra os locais históricos e turísticos famosos do Distrito Federal.


Confira quais são esses tipos de cartões do transporte coletivo de Brasília:

  • Vale-transporte: cartão projetado para funcionários cujos locais de trabalho oferecem benefícios de transporte;
  • Estudantil: destinado aos alunos de escolas públicas e privadas de Brasília que têm acesso a transporte gratuito;
  • Criança: oferecido a qualquer criança que esteja junto de um adulto e com idades compreendidas entre os 3 e os 5 anos. Este cartão permite a compra gratuita de bilhetes;
  • Cartão Mobilidade: destinado a cada frequentador do transporte público integrado (ônibus, BRT e metrô);
  • Especial: com base na lei distrital, apenas aqueles com doenças específicas ou deficiências contínuas são elegíveis para este cartão;
  • Funcional: os funcionários do sistema de transporte público de Brasília recebem um cartão especial para utilizar na realização de atividades que promovam a mobilidade urbana.


BRB Mobilidade + Metrô DF: como obter este cartão?

Para atender o público, o BRB disponibiliza diversos espaços de vendas em 8 estações, quando você chegar a este espaço, basta apresentar sua carteira de identidade, CPF e seu endereço para fazer um cadastro. Nas bilheterias de cada estação, a cobrança ainda está disponível. Além disso, é possível adquirir bilhetes pelo site do BRB ou baixar o aplicativo (Android e iOS). 


A Companhia Metropolitana do Distrito Federal, Metrô-DF, comercializa o cartão BRB Mobilidade para toda a população. Vale destacar que dá acesso ao metrô e também ao ônibus.


As diferenças entre Bilhete único e Cartão unitário

Nas estações de ônibus e metrô, Bilhete único e Cartão unitário estão disponíveis para compra. O cartão BRB Mobilidade, também conhecido como Bilhete único, é a melhor opção para quem deseja adquirir um grande número de passagens com a opção de fazer várias recargas. É possível também comprar somente um bilhete, adquirindo o Cartão unitário. 


Em resumo, embora tenham nomes semelhantes, Bilhete único e Cartão unitário, eles cumprem funções completamente diferentes: O bilhete único para quem quer realizar recargas, e cartão unitário para usar uma única vez.


O que é e como funciona a integração tarifária?

Quando é imprescindível o uso de mais de um meio de transporte para chegar a um destino, a integração tarifária é um sistema que oferece descontos nas viagens aos usuários. 


Todo tipo de ônibus do sistema e metrô são cobertos por este benefício. Ou seja, você conta com um desconto para fazer conexões ao invés de pagar o valor integral de dois ou mais bilhetes. 


No entanto, o cartão deve ser utilizado no máximo duas horas após o primeiro acesso para conseguir a redução do custo, afinal, é um benefício para usar em um trajeto único que demanda conexão.


Segundo o site DF.GOV, “Você pode economizar muito utilizando os cartões Vale-Transporte ou Cidadão. Com um dos dois, você pode fazer até três trajetos no prazo de duas horas e pagar R$ 5 pelas três viagens!


Quem paga em dinheiro não consegue fazer a integração! Para adquirir o Cartão Cidadão, basta ir a um posto de atendimento do Sistema de Bilhetagem Automática do DFTrans, com RG e CPF. 


A integração pode ser feita em qualquer parada de ônibus e em terminais rodoviários do DF e funciona entre ônibus, micro-ônibus e metrô.”



Quais os canais de atendimento? 

  • Ouvidoria (162): para feedback, ideias, críticas ou elogios;
  • Central Telefônica 156 (opção 4): horários e rotas de ônibus são apenas dois exemplos das informações fornecidas por este recurso;
  • Formulário Fale Conosco: para mandar uma mensagem basta entrar no site do BRB Mobilidade.


Conclusão

A expectativa é que ano após ano o transporte público de Brasília melhore muito. Isso porque, o Governo do Distrito Federal tem demonstrado mais atenção na área do setor de transporte coletivo, ou seja, tem investido e recebido melhor o feedback dos usuários deste tipo de serviço.


Dito isso, os pontos que mais se destacaram sobre o transporte coletivo de Brasília são:

  • A quantidade de metrôs para alimentar as regiões administrativas;
  • 2,8 mil ônibus;
  • BRB Mobilidade, o novo sistema de transporte público de Brasília que unifica o processo de bilhetagem no DF;
  • Os imóveis que ficam entorno de pontos de ônibus e metrô são mais valiosos, sendo muito interessantes para investidores imobiliários, pois é um atrativo aos locatários, facilitando a locação, e valoriza o imóvel sem demandar investimento na casa/apartamento.


A segurança em investir em um imóvel com uma
imobiliária é muito relevante. O investidor, com a assistência da imobiliária, tem a certeza de fazer escolhas rentáveis. Se você pretende aplicar capital em um imóvel conte com uma imobiliária no DF de confiança!


Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.


Entrar em contato

LEI DO INQUILINATO

Saiba tudo sobre a

 Lei do inquilinato

DONWLOAD

CATEGORIAS


POSTS RECENTES


como-fazer-uma-avaliacao-de-imoveis
Por Silveira Imóveis 29 abr., 2024
Descubra como realizar uma avaliação de imóveis em Brasília eficaz, considerando todos os fatores importantes para um valor justo e rentável.
o-que-fazer-no-pontao-do-lago-sul
Por Silveira Imóveis 22 abr., 2024
Descubra o que fazer no pontão do Lago Sul, um destino encantador à beira do Lago Paranoá com atividades e atrações imperdíveis.
onde-fica-a-cidade-de-aguas-claras
Por Silveira Imóveis 15 abr., 2024
Descubra onde fica a cidade de Águas Claras, suas características, o mercado imobiliário, a variedade de atrações e o comércio. Saiba tudo sobre uma das principais regiões do DF.
quanto-ganha-um-corretor-de-imoveis
Por Silveira Imóveis 08 abr., 2024
Descubra quanto ganha um corretor de imóveis. Entenda sobre valores e os fatores que influenciam nessa função e encontre a melhor opção para vender seu imóvel.
onde-anunciar-imoveis-em-brasilia
Por Silveira Imoveis 25 mar., 2024
Descubra as melhores estratégias para anunciar imóveis em Brasília e alcançar o sucesso na venda ou locação de propriedades.
como-fazer-uma-avaliacao-de-imoveis
Por Silveira Imóveis 29 abr., 2024
Descubra como realizar uma avaliação de imóveis em Brasília eficaz, considerando todos os fatores importantes para um valor justo e rentável.
o-que-fazer-no-pontao-do-lago-sul
Por Silveira Imóveis 22 abr., 2024
Descubra o que fazer no pontão do Lago Sul, um destino encantador à beira do Lago Paranoá com atividades e atrações imperdíveis.
onde-fica-a-cidade-de-aguas-claras
Por Silveira Imóveis 15 abr., 2024
Descubra onde fica a cidade de Águas Claras, suas características, o mercado imobiliário, a variedade de atrações e o comércio. Saiba tudo sobre uma das principais regiões do DF.
Mais posts
como-fazer-uma-avaliacao-de-imoveis
Por Silveira Imóveis 29 abr., 2024
Descubra como realizar uma avaliação de imóveis em Brasília eficaz, considerando todos os fatores importantes para um valor justo e rentável.
o-que-fazer-no-pontao-do-lago-sul
Por Silveira Imóveis 22 abr., 2024
Descubra o que fazer no pontão do Lago Sul, um destino encantador à beira do Lago Paranoá com atividades e atrações imperdíveis.
onde-fica-a-cidade-de-aguas-claras
Por Silveira Imóveis 15 abr., 2024
Descubra onde fica a cidade de Águas Claras, suas características, o mercado imobiliário, a variedade de atrações e o comércio. Saiba tudo sobre uma das principais regiões do DF.
Mais posts
Share by: