Blog Layout

Quais são as tendências de cores para decoração em 2021?

abr. 19, 2021
Na hora da decoração, as cores têm um papel fundamental para melhorar o aspecto dos ambientes. Em 2021, as tendências de cores são: abusar dos tons da natureza, com tons mais clássicos, atemporais e vibrantes.

Para melhorar o aspecto de um espaço, é fundamental pensar na composição das cores, pois é um fator determinante para criar a atmosfera do ambiente, alterando suas proporções, a temperatura ou até mesmo despertando o interesse em ficar nele.

Durante a pandemia, boa parte da população passou a trabalhar em casa, o que fez com que muita gente sentisse falta de dedicar um cuidado maior aos seus lares.

O home office influenciou de maneira significativa as tendências de decoração, sobretudo na hora de escolher as cores de cada cômodo.

Como as cores dos cômodos nos influenciam? 

Antes de falar sobre as tendências, é importante entender de que forma as cores influenciam a nossa rotina. Segundo o blog Lopes, a psicologia das cores é um estudo que basicamente explica como elas influenciam nossos sentimentos, ideias e comportamentos. 

Isso significa que, ao colorir um cômodo da casa, podemos torná-lo muito agradável ou um lugar insuportável. 

Por isso, é necessário levar em conta o estilo do ambiente, preferências pessoais e até mesmo que tipo de emoções a pintura deve transmitir. 

Quando utilizadas de forma correta, as cores estimulam áreas do cérebro que podem promover sensações, como excitação ou tranquilidade. E para que isso não gere um resultado inesperado, é necessário que haja um equilíbrio entre as cores, tanto do ponto de vista funcional, como emocional. 

Como explica o blog ConstruFácil RJ, cores frias como azul geralmente transmitem calma, confiança, produtividade e criatividade. Já cores quentes, como amarelo, laranja, vermelho e terracota, remetem a luz, alegria, otimismo e até a um maior apetite.

Mas é bom ter cuidado com os excessos, pois o vermelho por exemplo, pode causar irritabilidade. Tons frios como violeta, cinza e verde, apesar de tranquilizantes e darem sensação de frescor, podem levar a introspecção e depressão. 

Nestes casos, é importante mesclá-los com outras cores e apostar em elementos de decoração que combinem e tirem a profundidade da cor.

Cores mais utilizadas em cômodos

A escolha das cores para cada ambiente depende do objetivo e da sensação que se deseja criar, além de claro, da personalidade de cada um. 

A Revista Casa Claudia separou algumas dicas de quais são as melhores cores para decorar os ambientes, e vamos resumir aqui para você.

Geralmente, em quartos, são escolhidos tons mais escuros como cinza e azul, para garantir uma noite melhor de sono, com mais qualidade.

Já em ambientes como o escritório, entre os tons mais indicados estão os quentes, como amarelo - para torná-lo mais estimulante e motivador - ou tons mais claros e frios, como azul - para deixá-lo com um aspecto mais calmo e sério. Tudo depende do tipo de trabalho a ser exercido no espaço. 

Outro cômodo que merece atenção é o banheiro. Para ele, são procurados tons mais claros e neutros, como verde (mais refrescantes e renovadores de energia), azul, rosa pastel ou o clássico branco, que remete a limpeza, claridade, pureza e relaxamento. 

Para a cozinha, é comum a busca por cores vibrantes, como vermelho e amarelo - para despertar o apetite, e mais uma vez o branco, evidenciando limpeza e enfatizando as refeições, já que o destaque se torna a cor dos pratos e não do ambiente em si. 

Um comentário muito importante e esclarecedor neste ponto, por exemplo, é se pensarmos nas cores trabalhadas dentro de restaurantes, como o MCDonald's. Você já percebeu que, em todos esses grandes restaurantes, de redes renomadas, ou até aquela pizzaria do bairro, tudo é vermelho, laranja e amarelo? 

As paredes, as mesas, os elementos de decoração e até mesmo a logo. Psicólogos filósofos já trabalharam esse assunto, associando as emoções causadas no ser humano ao se deparar com cada elemento de cor. E tudo o que estamos trazendo até agora, são estudos baseados nestas descobertas!

A sala de estar geralmente leva tons neutros como champagne e bege, cores quentes que dão mais conforto para o ambiente. Elas também geram uma sensação de comodidade, e só de imaginar um cômodo champagne, já dá vontade de sentar no sofá e assistir um filminho!

Como dissemos, essas descobertas foram feitas por teóricos há muito tempo atrás. E desde então, designers de interiores e arquitetos vêm trabalhando tons que contribuam para a usabilidade dos cômodos.

Afinal, a experiência do morador é o ponto principal da construção de projetos. E ninguém quer fazer com que as pessoas que habitam o imóvel se sintam incomodadas. Consequentemente, não vão gostar de morar no local.

Quais são as tendências de cores para decoração em 2021?

Um estudo da Pantone Color Institute, publicado na Casa Vogue, mostra que o ano de 2021 aposta em cores inspiradas na natureza. Visto que 2020 foi um ano difícil por conta da pandemia da Covid-19, deixando muitas pessoas em casa, sem relação com o mundo exterior, a opção é trazer um pouco dessas sensações para dentro de casa. 

Para o outono/inverno, a tendência são cores clássicas e atemporais, com variações de laranja, vermelho, terracota, azul e rosa suave, incentivando funcionalidade e criatividade. 

Pois, antes das mudanças que ocorreram na rotina dos Brasileiros, os ambientes residenciais buscavam apenas a tranquilidade de noites bem dormidas, e finais de semana relaxantes.

Hoje, a rotina de trabalho faz parte do dia a dia dentro de casa, e ficar dependendo de cores neutras e tranquilizantes, que causam preguiça e relaxamento, para produzir materiais e fazer reuniões, certamente não gera bons resultados.

Como muito bem comprovado pelos estudos psicológicos, a produtividade cai em ambientes neutros, e melhora em ambientes estimulantes (com cores vibrantes e alegres).

Outra aposta na temporada são cores versáteis e minimalistas, como verde militar, cinza, azul marinho e tom cru. Já na primavera/verão, as cores escolhidas remetem a criatividade e invenção, como amarelo, coral, verde menta e ametista; e tons da natureza, que trazem conforto, mas ao mesmo tempo energia, elevando o humor. 

Além da escolha das cores, a forma de utilizá-las faz muita diferença na decoração. Segundo a Politintas, está em alta na decoração a escolha pela pintura de meia parede, ou seja, pintá-la com duas cores diferentes. 

É possível dividi-la ao meio ou também apostar em um ou dois terços de uma cor. Caso o pé direito seja baixo, é recomendado pintar a parte de cima com a cor mais clara. 

Outra aposta para 2021 são os tetos pintados. A dica é que o teto seja sempre mais claro que a parede, para dar sensação de um pé direito maior, mas caso você já tenha uma boa margem, os tons escuros também são uma boa pedida. Outra tendência é colorir portas e rodapés, mas o ideal é que sejam sempre da mesma cor. 

O que mudou nos últimos anos para 2021?

Todo ano, a PANTONE faz uma pesquisa profunda e indica uma cor que é tendência mundial, elegendo-a como a “Cor do ano”. A escolha é feita de maneira criteriosa, e o resultado influencia o mundo do design e da decoração de maneira significativa. 

Em 2021, a cor do ano foi, na verdade, uma junção entre a PANTONE 17-5104 Ultimate Gray e PANTONE 13-0647 Illuminating, cores independentes, que mostram como elementos diferentes se complementam. 

A ideia foi promover, por meio da cor, esperança, após um ano tão difícil. O cinza e o amarelo representam força mas ao mesmo tempo, positividade. 

  • A cor PANTONE 13-0647 Illuminating é um amarelo brilhante e caloroso, cheio de alegria e vitalidade. É de alguma forma, uma cor calorosa e otimista. 
  • Já a PANTONE 17-5104 Ultimate Gray é um cinza que remete a uma base sólida, promovendo sentimentos de moderação, estabilidade e resistência.

A retrospectiva publicada no blog Domestika mostra que em 2020, por exemplo, a cor escolhida foi a Classic Blue, um azul atemporal para representar calma e confiança.

Em 2019, foi a Living Coral, uma cor mais vibrante e suave, que remete a alegria e otimismo. 

Já em 2018, a escolhida foi a Ultra Violet, inspirada em mistério e drama. 

Mesmo com propostas e objetivos diferentes, é evidente que a cor de cada ano é influenciada pelas anteriores. Mas em 2021, é possível perceber que a bola da vez é optar por cores mais alegres e vibrantes, sem perder o ponto de equilíbrio. Em suma, proporcionar o maior conforto e estímulo possível.

Como apontou o blog DecorStyle, cores neutras como o preto e o branco costumam ser coringas na decoração. Mas por conta da experiência das pessoas dentro de casa em um ano pandêmico, notou-se uma necessidade maior de cores mais vivas, que remetem a alegria dentro de casa. 

Conclusão

É comprovado e podemos notar a diferença que as cores das paredes fazem em nossa rotina, como dissemos, podemos reparar essa influência na decoração de restaurantes.

Então, se você está pretendendo mudar as cores da sua casa, você deve pensar muito bem quais sentimentos quer instigar em cada cômodo. Depois de pesquisar e idealizar quais sensações espera nos locais da residência, você pode partir para questões de estética e moda.

Diferente dos anos anteriores, em que cores mais neutras e frias estavam em alta, 2021 aponta para um período de muito calor, com cores vibrantes, para tornar os ambientes mais agradáveis. 

E indo um pouco além, com os momentos tristes que muitas famílias passaram, houve a necessidade de levar diversão e felicidade para o dia a dia.

Apesar do foco na junção entre amarelo e cinza, a aposta segue nos tons clássicos, atemporais e minimalistas, com muita influência das cores da natureza, com variações de vermelho, laranja e verde, tornando a decoração mais alegre e convidativa. 

O que achou do conteúdo? Deixa a sua opinião aqui nos comentários!

Para administração de imóveis à venda ou aluguel no DF, entre em contato com nosso consultor. A Silveira Imóveis é uma Imobiliária em Brasília com o serviço completo de apoio ao proprietário.


Entrar em contato

LEI DO INQUILINATO

Saiba tudo sobre a

 Lei do inquilinato

DONWLOAD

CATEGORIAS


POSTS RECENTES


7-dicas-para-voce-comprar-um-apartamento-em-brasilia
Por Silveira Imóveis 07 mai., 2024
Veja aqui 7 dicas para comprar um apartamento em Brasília, seja para investir ou morar. Saiba o que avaliar, como negociar e garanta um bom negócio.
como-fazer-uma-avaliacao-de-imoveis
Por Silveira Imóveis 29 abr., 2024
Descubra como realizar uma avaliação de imóveis em Brasília eficaz, considerando todos os fatores importantes para um valor justo e rentável.
o-que-fazer-no-pontao-do-lago-sul
Por Silveira Imóveis 22 abr., 2024
Descubra o que fazer no pontão do Lago Sul, um destino encantador à beira do Lago Paranoá com atividades e atrações imperdíveis.
onde-fica-a-cidade-de-aguas-claras
Por Silveira Imóveis 15 abr., 2024
Descubra onde fica a cidade de Águas Claras, suas características, o mercado imobiliário, a variedade de atrações e o comércio. Saiba tudo sobre uma das principais regiões do DF.
quanto-ganha-um-corretor-de-imoveis
Por Silveira Imóveis 08 abr., 2024
Descubra quanto ganha um corretor de imóveis. Entenda sobre valores e os fatores que influenciam nessa função e encontre a melhor opção para vender seu imóvel.
7-dicas-para-voce-comprar-um-apartamento-em-brasilia
Por Silveira Imóveis 07 mai., 2024
Veja aqui 7 dicas para comprar um apartamento em Brasília, seja para investir ou morar. Saiba o que avaliar, como negociar e garanta um bom negócio.
como-fazer-uma-avaliacao-de-imoveis
Por Silveira Imóveis 29 abr., 2024
Descubra como realizar uma avaliação de imóveis em Brasília eficaz, considerando todos os fatores importantes para um valor justo e rentável.
o-que-fazer-no-pontao-do-lago-sul
Por Silveira Imóveis 22 abr., 2024
Descubra o que fazer no pontão do Lago Sul, um destino encantador à beira do Lago Paranoá com atividades e atrações imperdíveis.
Mais posts
7-dicas-para-voce-comprar-um-apartamento-em-brasilia
Por Silveira Imóveis 07 mai., 2024
Veja aqui 7 dicas para comprar um apartamento em Brasília, seja para investir ou morar. Saiba o que avaliar, como negociar e garanta um bom negócio.
como-fazer-uma-avaliacao-de-imoveis
Por Silveira Imóveis 29 abr., 2024
Descubra como realizar uma avaliação de imóveis em Brasília eficaz, considerando todos os fatores importantes para um valor justo e rentável.
o-que-fazer-no-pontao-do-lago-sul
Por Silveira Imóveis 22 abr., 2024
Descubra o que fazer no pontão do Lago Sul, um destino encantador à beira do Lago Paranoá com atividades e atrações imperdíveis.
Mais posts
Share by: